PREFEITURA MUNICIPAL DE
MACAÚBAS

TCM-BA não aprovou nenhuma conta municipal sem ressalvas em 2010

 07/07/2011 | NOTÍCIAS TCM

Dados do TCM-BA destacam que dos 417 municípios baianos, 318 tiveram as contas municipais de 2009 aprovadas com ressalvas e 99 tiveram as contas reprovadas. Com o intuito de mudar este quadro, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) estão promovendo 12 encontros regionais pela Bahia para capacitar os gestores municipais quando a prestação de contas. O próximo acontece em Irecê amanhã, no dia 08 de julho.

De acordo com o presidente do TCM-BA, o conselheiro Paulo Maracajá Pereira, "muitos prefeitos têm as contas reprovadas ou com ressalvas por não terem o conhecimento necessário das leis que fiscalizam a gestão pública. Muitos problemas nas prestações acontecem pela fala de diálogo com o TCM".

Principal articulador e idealizador dos encontros regionais, o presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, afirma que, "com os encontros os prefeitos têm a oportunidade única e inédita no país de debater cara-a-cara com os inspetores do TCM os principais problemas para a prestação de contas. Nunca isso foi possível. Hoje conseguimos graças à vontade dos políticos em fazerem uma gestão pública com transparência".

Depois de passar por Salvador, Porto Seguro, Camaçari e Santa Maria da Vitória, agora é a vez dos municípios da Região do Platô de Irecê participarem do Encontro Regional de Capacitação do TCM-BA com Gestores Municipais que acontece no dia 08 de julho, das 08h às 18h, no espaço Gran Fest no município de Irecê.

A expectativa do anfitrião do evento, o prefeito de Irecê, José das Virgens, é de que mais de 30 municípios sejam representados por prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais. "Estamos nos empenhando para reunirmos cerca de 500 pessoas ligadas diretamente a gestão pública para este evento. Com certeza quem participar estará dando um grande passo rumo a uma gestão exitosa junto ao eleitorado e ao Tribunal de Contas dos Municípios".